domingo, 27 de abril de 2008

Dicas

Tenho escrito pouco aqui, nos últimos tempos. Não é por falta de assunto, e sim de tempo. Estou meio ocupado, por conta de um projeto no qual estou envolvido. Trata-se do seriado Dicas de um sedutor, novo programa do Luiz Fernando Guimarães, exibido pela TV-Globo, do qual sou um dos roteiristas.

Está sendo uma experiência muito curiosa. Nunca tinha trabalhado na Globo, e meus trabalhos em televisão se resumem a alguns programas que escrevi e dirigi para a Tv-Escola e, como escritor, O Farol, uma minissérie para a saudosa TV-Manchete, no início dos anos 90, e a participação numa novela, Amazônia, da mesma emissora ( e que, de acordo com as más línguas, foi a principal responsável pela falência da Manchete, um pouco depois... ).

Trabalhar em televisão é completamente diferente de escrever pra cinema, por conta da velocidade em que as coisas acontecem. Por mais que a gente escreva os episódios com uma frente bem razoável, a toda hora surge uma mudança, uma novidade, às vezes temos que escrever uma coisa que vai ao ar na véspera, ou, até no mesmo dia em que o programa é exibido. Outra diferença é escrever balizado com a resposta do público, e também com a Espada de Dâmocles do Ibope pendurada em cima da nossa cabeça. Saber quantos pontos o programa rendeu, se em que momento o telespectador deu uma zapeada, se ele voltou ou não a assistir ao programa, acompanhar a evolução do programa, minuto a minuto, é uma experiência fascinante e ao mesmo tempo angustiante.
Haja adrenalina.

2 comentários:

Anônimo disse...

que bom que está em tv... confesso que amo fazer televisao e o fato de ser visto/ouvido por milhoes. nao por ego, mas pela mágica mesmo, aquela que faz um texto brincar na voz mini-pessoinhas dentro de um quadrado em vários lugares do brasil e do mundo ao mesmo tempo!!! é tudo mentira.... hahahah A tv é foda e divertida! E o ritmo da narrativa também é divertido! e o ibope é um vício! verei a partir de agora, com mais prazer, o botocado do Luis Fernando Guimaraes.

Isabela Meirelles disse...

nossa! que surpresa encontrar isso aqui. Estudei com um rapaz chamado Vitor Ferreira no Parque Lage e ele comentou comigo sobre você. Foi um prazer participar dessa série, nós todos aprendemos muito. E TV é realmente diferente, é um pouco disso que vocÊ escreveu. Espero que veja meu recado tardio. Hasta lavista.