segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Quem são nossos ídolos? - a lista (4)

Deixando as pendengas ideológicas de lado, voltemos à nossa lista. E para não parecer que esta lista é "machista", cito mais uma roteirista.

Não somente uma mulher que escreve mas, sem exageros, se formos analisar sua obra, talvez a melhor de todos ( vejam bem, de todos, e não de todas ) roteiristas: Suso Cechi d´Amico.

Parceira constante e preferida de Luchino Visconti ( com ela, à esquerda na foto ) e também de Mario Monicelli , tendo trabalhado também com Vittorio de Sica, Francesco Rosi, Zeffirelli e Antonionni, Suso d´Amico é roteirista de alguns dos maiores filmes da história do cinema mundial.

E com certeza uma das mais profílicas, estando em atividade há seis décadas.

Suso d´Amico colaborou com o grande Cesare Zavattini em Ladrões de bicicleta e Milagre em Milão, ambos de de Sica e também em Belissíma, de Visconti.

A partir desse filme, trava uma longa parceria com Visconti, escrevendo alguns de mais importantes filmes do grande mestre do cinema italiano, como Senso, Noites Brancas, O Estrangeiro, Rocco e seus irmãos, Vagas estrelas da Ursa Maior, O Leopardo, Ludwig, O inocente.


É também parceira frequente do grande Mario Monicelli com e para quem escreveu alguma de suas mais deliciosas comédias, como Os eternos desconhecidos, que uso frquentemente nas minhas aulas como modelo brilhante para a escritura de uma comédia ( foi recentemente filmada uma versão hollywoodiana desse filme, com Sam Rockwell no papel que fora de Vittorio Gassman, Willian H. Macy no de Marcelo Mastroianni, George Clooney etc ), Mortadela, Tomara que seja mulher, As duas vidas de Mattia Pascal ( baseado na obra de Pirandello ), Caros e F... amigos, Parente é serpente, A rosa do deserto, entre outros.

Sendo parceira de Visconti, acabou trabalhando também com aqueles que foram assistentes de direção do grande mestre, Frascesco Rosi e Franco Zeffirelli.

Com Rosi escreveu, entre outros, o clássico O bandido Giuliano.

Já com Zeffirelli sua parceria é mais extensa, tendo escrito boa parte de seus filmes mais conhecidos, como A megera domada ( adaptação hollywoodiana da peça de Shakespeare, com Richard Burton e Elizabeth Taylor ), Irmão Sol, irmã Lua ( baseado nas vidas de São Francisco de Assis e Santa Clara, sem dúvida o melhor filme do Zeffirelli, ou, segundo as más línguas, o único que presta ) e Jesus de Nazaré.

Para Antonioni escreveu, entre outros, As Amigas.

Além destes, colaborou no roteiro de A princesa e o plebeu, de Willian Wyller, de Caravaggio de Derek Jarman e trabalhou no delicado filme de Nikita Mikhalkov, Olhos Negros, inspirado no conto de Tchecov, "A dama do cachorrinho". Mais recentemente, ela escreveu o roteiro do maravilhoso documentário de Martin Scorsese, "Minha viagem à Itália".

Aos 93 anos, Suso d´Amico continua atuando no cinema, escrevendo e dando aulas de roteiro.

É um nome que todo roteirista ou aspirante deve ter em mente, como referência ( e como "estojo de primeiros socorros", toda vez que se deparar com um roteiro que não funciona ).

(continua)

Um comentário:

Anônimo disse...

Não concordo,em nada, com o exposto, pois Zeffirelli, mesmo que não seja um grande cineasta, é um cineasta que admiro demais. Romeu e Julieta é o único perfeito desde que Shakespeare o escreveu. Zeffirelli soube mostrar a leveza de um amor puro mesclado à guerras imbecis entre duas famílias que se julgavam importantes pelo dinheiro e poder que mantinham. O amor nascido de olhares furtivos, desejos frementes, não nos trtouxe só Shakespeare, como atores magníficos e cenas inesquecíveis de um bom gosto nada duvidoso. FAlar mal de Zeffirelli é falar mal de mim e não admito. Ninguém é perfeito e ninguém é apto o suficiente para julgar aquilo que não conhece suicientemente bem. Parabéns Zeffirelli, até hoje me emociono com suas direções de um bom gosto e aprimoramentos fantásticos!