quarta-feira, 4 de julho de 2007

Coisas que eu gosto (de ouvir) 2:


Nina Simone.
Grande cantora, pianista e compositora norte-americana, Nina Simone (1933-2003) é uma das mais belas e possantes vozes femininas de todos os tempos. Junto com Ella Fitzgerald e Billie Holliday forma a "santissíma trindade" das cantoras negras, parte de uma constelação que aqui no Brasil tem como estrelas de igual brilho a "divina" Elizeth Cardoso e Elza Soares.
Seu repertório é dos mais ecléticos: passa do Jazz ao Blues, do R&B à "canções de protesto ( era ativista dos direitos civis e contra o racismo ), ao mesmo tempo que gravou versões personalíssimas de Bob Dylan, George Harrison, Jacques Brel, e vários outros.
Deste disco, que no Brasil foi lançado como "Nina Simone greatest hits" e com a capa branca, destaco alguns dos petardos:
My baby just cares for me ( que ficou bastante conhecida por ser parte da trilha do filme Beleza Roubada, de Bertolucci ), I wish I knwen how it would feel to be free, My man´s gone now, Blacklash Blues, Ain´t got no - I got life ( do musical Hair ), Mr. Bojangles, Here comes the sun ( do George Harrison ), Just Like a woman ( do Dylan ), To love somebody ( dos irmãos Gibb, mais conhecidos como os Bee Gees ), Love me or leave me e Why? ( em homenagem à Martin Luther King ).
Aqui Nina interpretando Love me or leave me, com direito a um solo de piano espetacular, que remete às fugas de Bach, uma beleza:
De outros discos, citaria: Don´t smoke in bed, I love you Porgy ( da ópera Porgy and Bess ), uma versão arrepiante de Ne me quitte pas ( de Jacques Brel ), I put a spell on you, Just Like Tom Thumb´s Blues e I shall be released ( ambas do Bob Dylan ), House of the rising sun, Please don´t let me be misunderstood e The look of love ( do Burt Bacharach que, se não me falha a memória, toca num dos filmes do James Bond, talvez Cassino Royalle... ).
Pra colocar no repeat do cd player e ficar ouvindo a noite toda...

2 comentários:

Clarisse disse...

Deixa de ser falso que toda vez que eu aciono o repeat você reclama;p

Paulo Halm disse...

O problema é que vc aciona o repeat pra escutar a chata da Gal Costa ;P