domingo, 8 de julho de 2007

Coisas que eu gosto ( de ouvir) 3:


Cartola 2, 1976.
( também conhecido como "O mundo é um moinho" ou, mais popularmente, o "disco do Cartola na janela").
Esse foi o primeiro disco do Cartola que eu comprei, quando os discos ainda eram de vinil, editado pela saudosa gravadora Marcus Pereira Discos.
Hoje eu tenho em cd, como os seus demais discos - lamentavelmente poucos.
Desnecessário falar alguma coisa sobre o Cartola, é talvez o maior poeta popular brasileiro.
Neste disco estão registrados algumas de suas melhores canções que, sem exagero, podem ser consideradas algumas das melhores músicas de todos os tempos. "O mundo é um moinho", "As rosas não falam", "Minha", "Preciso me encontrar", "Cordas de aço", só tem obras-primas.
E que voz tinha o Cartola... ao mesmo tempo imponente e tão tranquila, suave.
É emocionante ouvir o Ney Matogrosso cantando Cartola, a gravação de Beth Carvalho para "As rosas não falam" é magistral, tem até aquele disco, "Bate outra vez", onde vários cantores interpretam seus grandes sucessos ( no geral, boas interpretações, a despeito das lamentáveis participações do indiscritível Paulo Ricardo, da chatonilda da Leila Pinheiro e do limitado mas até bem intencioando Cazuza, mas o inferno das boas intenções está lotado ), mas gostoso mesmo é ouvir Cartola cantando suas próprias músicas.
No geral, eu sempre prefiro ouvir as músicas cantadas pelos seus autores, ainda que nenhum deles seja lá um grande cantor, no sentido mais estrito da palavra.
Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, Bob Dylan não poderiam ser considerados "bons cantores" mas no entanto, são os melhores intérpretes de suas canções - e são bons de se ouvir mesmo quando cantam canções de outros. O disco Sinal Fechado é um dos melhores do Chico, apesar de só contar com uma música sua ( Acorda Amor, que é creditada ao seu "alter ego" Julinho da Adelaide, solução malandra em tempos duros de ditadura e censura ) - sobre esse disco falaremos depois.
Mas Cartola tem a vantagem de cantar muito bem, além de ser um vigoroso intérprete não só da sua própria obra, como a de outros compositores - a gravação de "Senhora Tentação", de Silas de Oliveira, presente neste disco é empolgante.
Você tem esse disco? O que está esperando, rapaz? Compra logo e bota pra tocar.
Fundamental.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só uma correção: "Preciso me encontrar" é do Candeia (outro maravilhoso compositor). Mas, pra mim, essa versão do Cartola é imbatível. Não há outra. Marisa Monte, então... ih! Deixa quieto...

Henrique Crespo disse...

essa janela é do zicartola né?
um disco memorável. mas acha mesmo a voz de cartola forte? gosto muito de ouvir as músicas dele cantadas pelo próprio mas as vezes me parece uma voz carregada de fragilidade.
não no caso do cartola mas existem autores que prefiro ouvir na voz de outros interpretes. como chico buarque e bob dylan, por exemplo.

cazuza é limitado mas bem intencionado? rs não entendi. limitado no canto? assim tipo o buarque? bem intencionado porque escolheu cartola para cantar? assim tipo o cartola escolheu o candeia para cantar? rsrs

ps: marcelo acho a versão da marisa monte muito bonita.

Paulo Halm disse...

Cazuza é limitado musicalmente. No máximo, esforçado.
Bem intencionado por buscar ampliar seu leque musical dos roquinhos para clássicos da música brasileira, como As rosas não falam, do Cartola e Luz Negra, do Nelson Cavaquinho.
Quanto ao Cartola, sua voz é magnífica.
E como eu disse, não é só cantar, mas cantar com propriedade. Neste sentido, prefiro ouvir Cartola por Cartola, bem como Chico por Chico e Dylan por Dylan.