segunda-feira, 16 de julho de 2007

serginho

Mal tinha acendido o cachimbo e ligado o computador, quando soube da notícia: Serginho "Kodak" Vilella morreu hoje, de madrugada.

Serginho foi meu professor na UFF e fotografou um filme meu, PSW - uma crônica subversiva (87). Baixinho, precocemente grisalho, parecia um maestro de desenho animado. Tinha alma de poeta e physique du role de passarinho. Falava pouco mas dizia tudo.

Nos últimos tempos, estava trocando a fotografia que nunca chegara a exercer com regularidade ( em detrimento do enorme talento que possuía ) e voltando-se mais para o roteiro. Numa das últimas vezes que eu o encontrei, ele me contou que havia finalmente encontrado a sua vocação no cinema: escrever. Perguntou-me se eu não lhe daria aulas. Eu ri, dizendo: como vou dar aulas a quem me ensinou?

Só teve um roteiro filmado, o Corpo em Delito, de Nuno Cezar Abreu, no final dos anos 80. Recentemente havia recebido um prêmio do MinC para escrever um novo longa. Nem sei se terminou. Sabia que ele estava bastante doente. Problemas de coração, me contaram.

Vai deixar saudades.

Nenhum comentário: