domingo, 1 de julho de 2007

Coisas que eu gosto ( de ouvir) 1:



Sandinista! - The Clash


Seminal álbum triplo daquela que é, na minha humilde opinião, a maior banda de rock de todos os tempos.

O Clash surgiu no meio do movimento punk, mas ao contrário da filosofia niilista e anarquista que caracterizava aquele movimento, propunha um discurso politizado e esquerdista.

Não é à toa que batizaram seu disco mais conceitual justamente com o nome da Frente Sandinista, que acabara de derrubar o ditador Anastásio Somoza e assumir o poder na Nicarágua.


Diferentemente das demais bandas , o Clash evoluiu dos três acordes básicos do rock e da gritaria punk para harmonias e melodias sofisticadas que atingiriam seu ápice justamente neste disco, lançado em 1980.

Rock mesclado com reagge, ska, rockabilly, folk inglês, jazzinho, surf music, hip hop e até mesmo valsa. Um disco robusto, pulsante, experimental ao extremo: muito do que se escuta hoje em dia foi testado há 26 atrás por Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simmonon e Topper Headon, particularmente no disco 3 ( ou no disco 2 da versão cd ).

Minhas faixas preferidas: The Magnificent Seven, Rebel Waltz, Look Here , Police in my Back ( que eu usei na trilha do meu filme "Bela e Galhofeira" ), The Call Up, Charlie Don't Surf, Lose This Skin , One More Time, Washington Bullets e Career Opportunities ( que eu usei no meu curta "Oficina do Diabo" ) .

Um disco obrigatório.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse lado quebrador de guitarras eu não conhecia. Clash é mais do que uma das maiores bandas de Rock... é a maior banda de Clash!

tanto que mesmo tendo um contato intermediado por meu pai com Strummer e cia... ainda nos Lps... considero moderno até hj. eterna vanguarda a eles!

Viva London Calling!...
e Salve Paulo Halming (Halmeando)os seus alunos e os fazendo seguidores e adoradores...agora até por Blog.

huahauhuahuahahauhahuhauahau!!!!!!

Vítor TÓI Ferreira, 21 anos.

Henrique Crespo disse...

eu fico com London Calling. Sadinista foi meio pretensioso não? rsrs